Depressão e Transtorno Bipolar

Tratar a Depressão - Sintomas e Tratamentos

Tristeza é apenas um dos sintomas da Depressão.

O principal sintoma é a queda de energia, é a energia vital da pessoa que está deprimida.

Depressão é uma doença do corpo inteiro, não só do cérebro. O paciente se sente pesado, lento (ou com uma agitação improdutiva), sente dores no corpo, dores de cabeça, Fibromialgia, alteração do ritmo intestinal, alteração da digestão, alteração da pele, dos cabelos, das unhas, alterações do sono, etc.

A Depressão baixa a resistência a infecções, aumenta a chance de infarto, derrame, diabetes, pressão alta, etc.

Leia mais...

Tratar Depressão ou Pânico na gravidez

Pode e deve tratar Depressão e Pânico durante a Gravidez. Este texto vale para as duas doenças.

Lembra que você aprendeu na escola que os neurônios não se regeneram, não se multiplicam e que depois que a pessoa nasce os neurônios só diminuem de número ?

Esqueça. Hoje se sabe que durante nossa vida os neurônios nascem e que eles podem sofrer em determinadas situações, mas recuperam a vitalidade. Isso se chama Neurogênese e Plasticidade Neuronal.

E o que isso tem a ver com Depressão ou Síndrome do Pânico na Gravidez ?

Leia mais...

Tratar Distimia com Psiquiatra do Einstein

Distimia

Este texto é exagerado, não se ofenda.

Ninguém tem todos esses sintomas e todos esses traços de personalidade. Os Distímicos se esforçam para vencer as dificuldades causadas pela melancolia e tentam ser mais sociáveis.

A Depressão vem em fases mais ou menos fortes e bem delimitadas. A Distimia é um estado depressivo crônico que costuma aparecer na adolescência ou na infância.

Leia mais...

Depressão pós Parto ou Puerperal

Uma Depressão Puerperal pode acontecer mesmo sem problemas na gravidez ou pós-parto?

A mãe se culpa por estar dando trabalho a outras pessoas da família e por não conseguir cuidar ou gostar do bebê como deveria.

As pessoas esperam que a jovem mãe esteja muito feliz nessa fase de sua vida, o que não é o caso durante a Depressão pós Parto.

Como ela aparece numa época especialmente trabalhosa, com a chegada do bebê, essa sensação de insuficiência e incapacidade provoca pensamentos fixos de que a mãe não é capaz de cuidar do bebê.

Leia mais...

Transtorno Bipolar

Nesta página descrevo as fases do Transtorno Bipolar chamadas de Mania ou Hipomania.

Para os leigos "Mania" quer dizer repetição de hábitos ou atitudes. Para os médicos, Mania é a fase de aceleração do Transtorno Bipolar.

Existe exagero no diagnóstico de Bipolar. Volta e meia recebo pacientes diagnosticados como Bipolar que na verdade sofrem "só" de Depressão ou mesmo de Borderline.

Leia mais...

Efeito Kindling

Efeito Kindling

Efeito Kindling significa que o cérebro desenvolveu uma vulnerabilidade, ou sensibilidade.

Com a repetição de crises de Depressão, Bipolar, Stress pós Traumático, Psicose, Síndrome do Pânico, o cérebro cada vez menos de fatores desencadeantes para ter outras crises.

Por exemplo, na Depressão (mas vale para Bipolar, Stress pós-Traumático, Psicose, Pânico, etc.): ter genética não quer dizer que vai ter a doença. Mesmo em famílias com muita genética de Depressão, a maioria dos familiares nunca tem nehuma.

Leia mais...

Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno

Muitas pessoas apresentam alterações do sono, apetite, energia e humor ligados às estações do ano ou à luminosidade do dia.

Algumas apresentam mudanças ("Winter Blues") que incomodam, mas que não chegam a justificar a procura de um médico.

Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar tratamento.

Leia mais...