Essa falta de afetividade pode ser efeito do Lítio?

Estabilizador de Humor

Pergunta: 

Gostaria de saber se, uma pessoa que faz uso de Lítio, pode ter suas emoções alteradas. Tipo ausência de calor afetivo pelos filhos, relações afetivas sem empolgação, uma certa apatia em relação aos familiares. Enfim, como se nada fosse muito importante…

Uma pessoa que passou pelas fases de euforia e depressão, e que atualmente se vê afastada de familiares sem que isso tenha muita importância na sua vida.

Essa falta de afetividade pode ser efeito do Lítio?

Resposta:

É mais provável que seja da doença que o fez tomar Lítio.

Talvez ele esteja com sintomas residuais de uma eventual Depressão.

Foi Transtorno Bipolar ou foi uma Psicose com sintomas negativos?

Antigamente havia relatos que artistas que tomavam Lítio sentiam diminuição da criatividade.

Provavelmente essa queixa se referia à comparação entre fase de estabilidade e fases hipomaníacas com grande atividade e criatividade.

O problema de ter fases hipomaníacas é que elas podem virar maníacas ou depressivas graves.

 

Pergunta:

Há um mês comecei a tomar Lítio. Ultimamente tenho percebido que laticínios passaram a ter um gosto e um cheiro que lembra detergente. Isso pode ter a ver com o Lítio?

Resposta:

Nunca ouvi falar. Já ouvi pacientes reclamarem de gosto metálico na boca.

 

Pergunta:

Faz quase dois anos que faço tratamento com Carbolitium 450 mg, gostaria de saber se ele pode causar perda de memória dificuldade para praticar esportes, pois sinto certo retardo de meus movimentos.

Resposta:

O Lítio não causa perda de memória nem falta de coordenação motora se não estiver em dose alta demais.

Antes de mais nada, confira sua Litemia.

Alguns pacientes sentem Impregnação com Lítio mesmo em doses baixas, mas é raríssimo.

 

Pergunta:

Tenho um amigo que tem Depressão e toma Mirtazapina (Remeron) e Carbolitium. O médico dele cortou totalmente café, mate, chocolate e refrigerantes.

Já ouvi que na verdade esses alimentos devem ser evitados, não cortados.

Afinal o que é o certo nisso? Tenho a impressão que jovem sem chocolate ou refrigerante vai acabar ficando mais deprimido.

Resposta:

Geralmente não se proíbe café e chocolate, só se pede para diminuir a quantidade para evitar tremor, taquicardia e ansiedade (mais freqüente do café do que do chocolate).

Provavelmente ele pediu para diminuir o chocolate porque o Remeron pode dar aumento de apetite e, portanto ganho de peso.

 

Pergunta:

Minha esposa faz tratamento da Depressão há 6 anos, mas ela não aceita o tratamento com Lítio, porque diz que o tratamento prolongado causa câncer, isso é verdade?

Resposta:

O Lítio não causa câncer.

 

Pergunta:

Ultimamente teve um caso de perda óssea (maxilar e arcada dentária). Pode a perda óssea estar associada ao uso do Carbolitium?

Resposta:

Desconheço.

 

Pergunta:

A utilização do Lítio pode contribuir para o aparecimento de doenças cardíacas?

Resposta:

Lítio não costuma provocar problemas cardíacos.