Perguntas e Respostas sobre dosagem de Lítio no sangue.

Dosagem de Lítio no sangue

Pergunta:

Faço o uso do Carbonato de Lítio há 9 meses e tenho que fazer a dosagem do lítio a cada 2 meses. Comecei com 600 mg ao dia e minha primeira Litemia deu 0,4 milimol/L, o psiquiatra achou baixo e aumentou para 900 mg ao dia e o Lítio aumentou para 0,6 milimol/L. 

Não contente com o resultado aumentou para 1.350 mg/dia elevando minha litemia para 1,12 milimol/L.

Continuei tomando a última quantidade prescrita todos os dias e agora, após 3 meses repeti a Litemia e estava 0,1 milimol/L ...

Como isso pode ser explicado? Como uma dose tão alta de Carbolitium pode diminuir dessa forma minha Litemia?

Resposta:

Se você toma o Carbolitium regularmente (mas não precisa ser cravado na hora exata), se fez todos os exames de 11 a 13 horas depois do último Carbolitium, se toma sempre o mesmo produto (Carbolitium ou o Carbonato de Lítio fornecido pelo Posto de Saúde) e se não fica toda hora alterando a quantidade de sal na comida nem começando e parando algum diurético, é possível que seja erro do Laboratório.

 

Pergunta: 

Uma pessoa de minha família portadora de distúrbio de humor vinha se tratando com 5 comprimidos diários de Carbonato de Lítio e apresentava-se razoavelmente bem.

Apresentou sinais de depressão e no momento está altamente eufórica. Descobrimos que além do Carbonato de Lítio ela estava usando maconha. Consultamos um médico e este atribuiu a excitação ao excesso de Lítio, dizendo que esta dosagem de 5 comprimidos é absurda, inaceitável.

O médico que prescreveu esta dose de 5 comprimidos diários é um profissional de confiança, e, além disso, eram feitos exames para dosar o Lítio no sangue e em nenhum momento estes apresentaram resultado acusando excesso de Lítio.

Pela experiência que tenho com outro caso na família, e pelas informações que tenho a respeito, não concordo com a opinião deste médico que atribui a euforia ao uso de 5 comprimidos diários de Lítio..

Resposta:

Concordo com você, quem determina se o número de comprimidos de Carbonato de Lítio está baixa ou alta é a Litemia (dosagem de Lítio no sangue) e não o número de comprimidos que o paciente está tomando.

De qualquer forma, se a pessoa deprimiu e euforizou, talvez o Lítio não esteja mais funcionando.

A Maconha geralmente é mais "forte" que os Estabilizadores de Humor, ou seja, o Lítio, mesmo em dose adequada, não consegue estabilizar a doença dele.

 

Pergunta:

Meu marido faz tratamento com Carbolitium, só que agora ele está com um problema que penso eu, ser muito sério. A fala dele está muito estranha, é como se estivesse aprendendo a fala novamente. Será que tem algo haver com o tratamento?

O médico pediu um exame de sangue, para verificar a taxa de Lítio, o exame apresentou uma elevação, o normal seria até 0,6 mEq/l, e a dele estava em 1,3 mEq/l.

Por favor, peço que me auxílio o mais rápido possível. Obrigada!

Resposta:

Com alterações na voz e esse nível de Litemia 1,3 mEq/l parece ser intoxicação de Lítio mesmo. Ele deve suspender o Carbolitium, tomar bastante água, colocar umas pitadas de sal na boca e procurar o médico dele.

 

Pergunta:

Meu marido tem diagnóstico de Transtorno Bipolar há 6 meses. Há 3 meses está em terapia com Lítio (1800 mg/dia) e a Litemia foi de 1,8 mEq/l.

Ao baixar a dose, houve grande desestabilização (Litemia 0,6 mEq/l). Atualmente (há 15 dias) ingere 1575 mg Lítio, mas não está estável.

É possível que o Lítio não esteja mais funcionando?

Resposta:

É improvável, mas é possível que o Lítio não esteja funcionando.

Geralmente basta trocar por outro Estabilizador de Humor ou mesmo associar outro Estabilizador de Humor.

Mas confira essas dosagens, principalmente a hora que ele fez a Litemia de 1,8 mEq/l.

É muito estranho ele ter Litemia 1,8 mEq/l com 1800 mg por dia e só 0,6 mEq/l com 1575 mg. Melhor refazer o exame.

Não esqueça que a Litemia ideal é entre 0,8 e 1 mEq/l, mas não para todos os pacientes.

 

Pergunta:

Estou iniciando o tratamento com Carbolitium 450 mg, com dois comprimidos diários, porém hoje é o 13° dia e ainda sinto os efeitos colaterais bem fortes (vômito, diarréia, dor de cabeça, fraqueza). De acordo com a Litemia da primeira semana, o índice de Lítio sérico era de 0,56 mEq/l.

Será que realmente poderei me adaptar à medicação?

Nota: tomei Fluoxetina durante vários anos.

Resposta:

Espero que você se adapte, mas é possível que você tenha intolerância ao Lítio.

Talvez você precise aumentar a dose bem devagar para chegar à Litemia ideal sem esses colaterais.

E muitos pacientes ficam completamente bem com Litemia abaixo de 0,6 mEq/l, isso é muito importante.

Os parâmetros de eficácia entre 0,6 e 1,2 são para a média dos pacientes. Não para 100% deles.

Tenho muitos pacientes estabilizados com Litemia 0,4 mEq/l 0,5 mEq/l, etc.

 

Pergunta:

A minha contagem de Lítio no sangue não alcança o nível mínimo recomendado de 0,6 mEq/l, porém estou bem e o médico não recomenda o aumento da dose.

Resposta:

Se você está bem com 0,6 mEq/l, não precisa mais mesmo. Veja a resposta acima.

 

Pergunta:

Tomo Lítio há vinte anos e as crises vieram independente disso.

Resposta:

Se você mantém a Litemia (de 11 a 13 hs após ter tomado o último comprimido de Carbolitium) entre 0,8 e 1,1 mEq/l há mais de 6 meses e continua tendo crises, precisa uma associação de mais de um medicamento ou troca de Estabilizador.