Cuidador de Alzheimer estressa

Pergunta:

Minha sogra faz uso do EXELON PATCH só que não deixa no corpo e arranca...diz que tem muita coceira na região que é aplicada…teria esta medicação intradérmica? Ou injetável???

Resposta:

Algumas pessoas têm alergia do Exelon Patch e geralmente trocam por Exelon comprimidos.

 

 

Pergunta: 

Meu marido tem 60 anos e é Bipolar, já tentou suicídio, toma há 4 anos Trileptal, Zetron e Rivotril 0,5 mg.

Acho que ele tem fase de esquecimento, exemplo moramos na mesma casa a 14 anos e esquece onde fica o saleiro chega a abrir todos os armários, não sabe endereços que sempre fomos, e agora deu pra não conseguir falar palavras complicadas exemplo: hipoglicemia...

E está acontecendo com bastante frequência, sem falar que não sai de casa o que já acontecia, agora está piorando, e o lado negativo dele sempre está presente com pessimismo, e pão durismo.

Com fases de carro novo em um mês, e não ter dinheiro pra comida no outro.

Acho que está ficando demente, e ele é o nosso meio de sustento, não trabalha mais as rendas ficam todas em seu poder e essa possessividade por dinheiro fica difícil.

Gostaria de saber: esses remédios ou a doença podem causar demência?

Pode estar associado mas outra doença tipo ao Mal de Alzheimer?

O que posso fazer pra ter uma vida normal já que ando muito pra baixo, não tenho dinheiro pra psicólogos?

Graças a Deus trabalho, mas meus filhos sabem que ele se trata com psiquiatra mas não sabem que ele tentou suicídio e pedem que eu me separe.

Tive épocas de não conseguir dormir, mas hoje estou calma apesar de saber que a tendência e que isso piore, acho que com a velhice as manias pioram?

Desculpe são muitas perguntas, mais se puder me responder por e-mail talvez não fique tão grande pro seu site mas por mim tanto faz.

Desde já agradeço.

Resposta:

Um Transtorno Afetivo Bipolar, depois de muitas décadas, pode levar sim a uma perda de memória mais acentuada do que seria de se esperar para a idade.

Esses medicamentos provavelmente não estão piorando a memória dele.

Também existe a possibilidade dele estar começando a sofrer uma atrofia cerebral independente do Transtorno Bipolar.

Por outro lado, depressões aos 60 anos costumam desencadear esse "pão durismo" que é a manifestação do pessimismo com relação ao futuro.

Acho que seria muito mais conveniente você leva-lo a um neurologista ou a um psiquiatra clínico do que a um psicólogo.

Porque esconder a situação dos filhos? Esses quadros depressivos ou demenciais são extremamente desgastantes para a família, ela precisa se organizar para cuidar do familiar doente sem que toda a sobrecarga fique só para uma pessoa.