Todo antidepressivo engorda?

Engordar com Antidepressivo

Para todas as perguntas abaixo, a recomendação é lerem o item 7 da Página de Efeitos Colaterais de Medicamentos. Além disso, cada pergunta tem uma pequena resposta mais específica.

Pergunta:

Olá, gostaria de um esclarecimento sobre Antidepressivos, pois estou em tratamento há 5 anos.

Tenho Depressão recorrente e não posso ficar sem medicação, porém tenho notado aumento de peso e uma dificuldade imensa em perder. Tenho trocado de medicamento regularmente devido às crises que anualmente voltam. Estou usando o Lexapro e gostaria de saber se notaram aumento de peso, pois tive uma melhora significativa no meu estado geral, porém gostaria de voltar ao meu peso norma, isso tem afetado muito minha auto-estima.

Resposta:

Lexapro não costuma provocar ganho de peso. Leia as orientações da página sobre Ganho de Peso com Medicamentos.

 

Pergunta:

Gostaria de saber se Anafranil e Rivotril engordam e trazem problemas sexuais.

Resposta:

Anafranil pode retardar o orgasmo mesmo com dose baixa, mas não quer dizer que retarda para todas as pessoas que usam.

E ele, em dose alta pode provocar algum ganho de peso se a pessoa não for disciplinada com relação à alimentação (excesso de carboidratos, por exemplo).

 

Pergunta:

Dr. Rubens. Minha pergunta é a seguinte: tenho Distimia e já tomei diversas medicações (já faz dois anos que tomo) mas nunca fiquei boa completamente, sempre oscilei, só que agora estou tomando Sibutramina 15 mg, Buspar 10 mg, Rivotril 1 mg.

Mas sei que nenhum desses é Antidepressivo, meu médico insiste em dizer que a Sibutramina age como Antidepressivo sim, mas nem na bula diz isso, diz que é moderador de apetite, com a Distimia engordei mais de 15 quilos nos últimos anos e continuo oscilando.

Como adoro meu médico, ele é bem querido para conversar, estou confiando nele...

Mas gostaria de ouvir se o senhor acha que Sibutramina tem realmente função como Antidepressivo?

Resposta:

Também não é de meu conhecimento que a Sibutramina (Plenty, Reductil) tenha efeito Antidepressivo. Lembro de ter tratado uma única paciente depressiva que realmente melhorava da Depressão com Sibutramina.

 

Pergunta:

Olá! Fiquei completamente encantada com esse site e já o indiquei a outras pessoas, porém, peço desculpas pois me encontro no ápice de uma crise depressiva (recidiva) e não consegui me concentrar para ler todas as perguntas e respostas, portanto, se não for muito abuso da minha parte, gostaria de perguntar-lhes se os remédios Venlafaxina (300 mg diárias) e Olcadil (2 mg diárias) engordam.

Com certeza essa é uma dúvida estúpida de quem já está cheia de paranóias, mas ficarei imensamente grata se me responderem.

Resposta:

Não é uma dúvida estúpida! É muito válida! Algumas pessoas ganham peso sim com Venlafaxina (Efexor, Venlift, Venlaxin), mas é a minoria.

 

Pergunta:

Olá, tenho 39 anos e a 1 ano tenho Síndrome do Pânico mas a 8 meses venho tomando medicamentos, tomei o Frontal de 1 mg mas já tiramos, agora só estou com o Paxan de 20 mg. Tomo 1 comprimido ao dia.

Desde quando comecei a engordar muito, durante 6 meses engordei 10 Kg. Gostaria se pudesse me informar se foi resultado do Paxan esse aumento de peso. Muito obrigado, adorei o site é de muito importância essas informações, parabéns...

Resposta:

Obrigado você, Lucimara, pelos elogios. Não é freqüente, mas Paroxetina (Aropax, Paxil CR, Pondera, Cebrilin, Paxan) pode provocar aumento de peso.

Sempre recomendamos exercícios e atenção com a dieta (cuidado com carboidratos).

 

 

 

Pergunta:

Tenho Depressão profunda e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e estou uns 20 Kg acima do peso saudável para mim. Depois de 40 mg de Cloridrato de Paroxetina não dar resultados, a médica receitou 60 mg do mesmo.

Minha médica disse que o Cloridrato de Paroxetina pode ser aumentado até 80 mg, mas eu li na bula que só pode ser aumentado até 60 mg.

Minha pergunta é: há exceções ou 80 mg são um risco importante à minha saúde? Outra dúvida: Cloridrato de Venlafaxina engorda ou não? Pergunto isso porque o médico que me receitou garantiu que não, mas de acordo com outras fontes engorda sim.

Resposta:

Na vida real muitas vezes se usa Paroxetina (Aropax, Paxil, Cebrilin, Maxapan, Roxetin) na dose 80 mg sim. Sobre ganho de peso, com essa dose, sim, existe esse risco.

 

Pergunta:

Tive notícias de que a Bupropiona auxilia no tratamento do tabagismo, pois meu maior Pânico é engordar e este medicamento promete perda de peso. Isto é lenda ou realidade? Ele realmente ajuda?

Resposta:

O Antidepressivo Bupropiona existe há muitos anos com vários nomes comerciais: Wellbutrin SR, Wellbutrin XL, BUP, Zetron, etc.

Ele não costuma provocar ganho de peso, pelo contrário.

Depois foi lançado com o nome de Zyban, visando o nicho de mercado específico de diminuir o tabagismo. Ele pode funcionar nesse sentido, pois diminui a necessidade de nicotina do organismo. Mas só isso não é suficiente para a pessoa parar de fumar. Continua precisando de muita força de vontade, talvez um pouco menos de esforço do que sem ele.

 

Pergunta:

Tomo a Venlafaxina há uns 10 meses e de lá para cá tenho notado aumento gradativo de peso, sei que não posso parar de uma vez, vou começar a intercalar um dia sim outro não depois um sim 2 não até me livrar completamente, pois acho que os efeitos colaterais, como o aumento de peso, torna-se mais um problema em nossas vidas. O que eu queria saber é quanto tempo estarei livre da dependência do medicamento?

E quanto tempo ele leva para sair completamente do me organismo?

Resposta:

A Venlafaxina (Efexor, Alenthus, Venlift, Venlaxin) costuma ser retirada gradualmente em uns 10 a 5 dias. Depois de 14 dias sem tomar, já foi excretada totalmente.

 

Pergunta:

Olá doutor, faço tratamento de TAG, com Venlafaxina 75 mg, Alprazolam 1 mg, já engordei 15 quilos desde comecei o tratamento há três anos.

Desde então não consigo parar de me cutucar, meu corpo está todo manchado parece que tive catapora.

Resposta:

Difícil alguém engordar 15 kg por causa de 75 mg de Venlafaxina.

Essa mania de se cutucar pode ser Picking.

Tanto Comer Compulsivo quanto Picking podem fazer parte da Ansiedade Generalizada.

Você deveria voltar ao teu Psiquiatra e reavaliar todo o tratamento.