Tratamento com Brintellix, Vortioxetina, efeitos colaterais

Brintellix, Vortioxetina

Pergunta:

Qual o melhor horário para tomar Vortioxetina? Posso tomar a noite junto com Zolpidem? Porque durante o dia sinto muito enjoo.

Resposta:

Quando o Brintellix ou Vortioxetina provoca náusea, a recomendação é tomar na hora de dormir nos primeiros dias, depois geralmente o enjoo passa e pode tomar em qualquer horário.

Geralmente não tem problema tomar Brintellix junto com o Zolpidem

 

Pergunta:

Para migrar da FLUOXETINA para o BRINTELLIX tenho que ficar 14 dias sem nem um nem outro?

Resposta:

Geralmente não precisa.

 

Pergunta:

Dr. tenho 55 anos, sofro de Ansiedade e tive 3 crises de Pânico na vida, muito fortes! Também tenho Depressão que me deixa sem motivação, me fechei... Estou em tratamento há 1 ano e me equilibrei bem com 30 gotas de Reconter. Porém engordei 12 kg e passei a ter nojo de sexo!

Minha vida mudou radicalmente e não sou feliz. Recentemente iniciei o Brintellix e há 10 dias estou tomando 10 mg, enquanto fiz o desmame do Reconter que me provoca choques na cabeça e tonturas.

Mas nada está adiantando, voltei a ter desânimo, irritação, ansiedade e MEDO!

Agora foi recomendado desmamar por 4 dias o Brintellix, e simultaneamente tomar Pristiq 50 mg. pois sou muito sensível à medicação, então estamos com cautela.

Pergunto: o Pristiq serve para pânico, ansiedades e depressão?

Não vou continuar engordando e sem libido? Também preciso ter disposição para viver! Muito obrigada.

Resposta:

Olha, ganhar 12 Kg com Reconter (Lexapro) é bem raro. Mas essa dose prejudicar muito a libido infelizmente é bem comum.

O Pristiq pode prejudicar a libido também, o que não quer dizer que vá prejudicar para você...

Aos 55 anos, você já dosou a Testosterona? Às vezes o remédio sozinho não baixa a libido, mas se a Testosterona já é baixa, aí pode zerar mesmo.

Não desista do Brintellix antes de 20 dias com a dose de 10 mg, apesar de ainda não se saber se ele é eficaz em Pânico. Além disso, ele pode ser suspenso de uma vez, se for o caso.

Gostaria de indicar uma medicação que seja eficaz na Ansiedade, Pânico e Depressão e ao mesmo tempo não engorde nem prejudique a libido, mas não se pode fazer isso em nenhum site médico.

 

Pergunta:

Estou tomando Brintellix há 20 dias e até agora não fez efeito. Gostaria de saber se posso associar com outro antidepressivo como, por exemplo, Zetron, Sertralina, Prozac ou Cymbalta? Qual o senhor indicaria para fazer essa combinação?

Resposta:

A recomendação é que se o Brintellix não funcionar em 14 dias, a dose deve ser aumentada para 20 mg. O problema é que o custo de 20 mg de Brintellix por dia é inacessível, para a maioria dos pacientes.

Porque associar outro antidepressivo e não simplesmente trocar por outro?

 

Pergunta:

Olá estou tomando Brintellix de 10 mg há 20 dias e tenho sentido desde o segundo dia formigamento e queimação nas pernas, nas costas e no rosto principalmente debaixo do olho esquerdo, além de sentir dor de cabeça tipo pressão e ainda náusea. É normal? 

Quanto à depressão estou me sentindo muito bem...  Quanto ao Déficit de Atenção não vi melhora ainda. Tenho TDAH. Obrigada!!!

Resposta:

O Laboratório recomenda que pacientes que sentem náusea com o Brintellix devem tomar o comprimido na hora de dormir. Essa náusea deve passar com o tempo e aí o horário de tomar o Brintellix é indiferente.

Esses formigamentos eu desconheço, alguns pacientes sentem uma leve coceira nos primeiros dias, que passa logo.

Com relação ao TDAH, o Brintellix não tem indicação em TDAH, pode ser que você precise tratamento combinado.

 

Pergunta:

Estou com Depressão e meu Psiquiatra me passou Brintellix 10 mg. Mas tem 25 dias e não passou. Em quanto tempo começa a fazer efeito? Ou será que o de 10 mg não está sendo suficiente?

Resposta:

O Brintellix costuma funcionar em 14 dias, depois disso é comum aumentar a dose para 20 mg por dia.

Mas também é possível que ele não seja o antidepressivo ideal para você.

Nem todos os Antidepressivos funcionam para todas as pessoas.

 

 

Pergunta:

Queria saber se o medicamento Brintellix pode ser um bom remédio para ansiedade por ter menos efeitos colaterais que os demais e se tem eficácia parecida ao Lexapro?

Encontro pouca ou nada informação na internet.

O problema dos demais ISRS que já experimentei foi sobretudo o retardo ejaculatório.

Muito obrigado.

Resposta:

Essa dúvida é comum. Ainda não se sabe se o Brintellix vai ser um bom medicamento para a Ansiedade também. Se ele repetir a história de muitos outros Antidepressivos, sim, ele será uma boa opção para tratamento de Ansiedade sem os efeitos colaterais sexuais de tantos outros antidepressivos (não todos!).

Mas na dose de 20 mg por dia ele também pode prejudicar a libido.

Pergunta:

Dr. Rubens, bom dia. Sempre acompanho o seu site gosto muito das informações que estão disponíveis porque são muito sérias e de ponta. Há um ano estou em tratamento com o Brintellix, um comprimido de 10 mg a noite, recentemente após conversar com meu médico comecei a tomar o Concerta 18 mg e com ele me sinto muito bem, com mais energia, mais tranquilo, focado no trabalho e nos afazeres. Nos finais de semana, no sábado não tomo o concerta e percebo que fico um pouco irritado, nervoso, mas no decorrer do dia até a noite vai diminuindo. Isso é um efeito colateral, é normal acontecer? Tem algo que o Sr. possa indicar para eu conversar com minha médica? Agradeço antecipadamente sua atenção.

Resposta:

Boa tarde. Não deveria acontecer. Se vc não tomou Concerta sábado de manhã, o da sexta nem está agindo mais. Talvez vc precise da combinação de Brintellix e Concerta todos os dias, inclusive finais de semana.

Se é que você precisa Brintellix + Concerta. Já pensaram no Concerta sozinho?