Tratamento com Pristiq

Pergunta:

Estou tomando Pristiq 50 mg para TAG há 40 dias, mas sinto muita dor de cabeça. Fiz uma Tomografia e não deu nada. Na bula fala que é muito comum a cefaléia, mas será que é só no inicio do tratamento?

Resposta:

Dor de cabeça não é um efeito colateral comum do Pristiq. Pelo contrário, ele até pode melhorar muito as enxaquecas. Pode ser que você tenha intolerância ao Pristiq.

 

Pergunta:

Olá, tomo Pristiq há uns quatro anos, neste período engordei 10 kg, além de perceber um prejuízo na minha memória e concentração. A ponto de não conseguir ler um livro até o fim, o que me causa grande tristeza, já que desde que me entendo por gente amo a leitura!

Além de ser um grande problema, já que estou terminando uma graduação. Sinto que até mesmo meu vocabulário está prejudicado, às vezes a palavra está na ponta da língua e não consigo me lembrar, tenho dificuldade de arrumar as ideias e me expressar...

Já passei da dose dos 100 mg para 50 mg, mas se fico um único dia sem o medicamento me sinto muiiiiiito mal.

Fico com a cabeça oca, como se faltasse oxigenação, sinto tontura, falta de ar, sensação de nariz congestionado...

Gostaria de saber como posso fazer o desmame de forma a sentir o menos possível, todos esses sintomas desagradáveis?!

Resposta:

O Pristiq não deveria ter feito você ganhar peso, muito menos prejudicar sua memória e concentração, portanto parece que ele não serve para você.

Outro problema é a abstinência que você sente quando não toma os 50 mg de Pristiq. Ele precisa ser suspenso mais devagar. Converse com teu médico, mas geralmente os pacientes diminuem a dose para 25 mg (meio comprimido cerca de uma semana) depois 12,5 mg (1/4 do Pristiq 100 mg) mais alguns dias, aí eles conseguem parar sem sentirem aos sintomas de abstinência.

 

 

Pergunta:

Tive a informação de que a retirada da medicação (desmame) do Pristiq é um dos mais difíceis em comparação com outros medicamentos do gênero. Isso é verdade ou mito?

Resposta:

É verdade, o Pristiq (Desvenlafaxina) precisa ser retirada bem devagar para evitar sintomas de abstinência.

Mas isso não diminui o fato dele ser um excelente Antidepressivo.

 

Pergunta:

Estou com dúvida no tratamento usando Pristiq (Desvenlafaxina) e Êxodus (Escitalopram). Ambos não têm a mesma finalidade? Não é muito forte? Por favor, gostaria de uma explicação.

Resposta:

Pristiq é um Antidepressivo Inibidor de Recaptação de Serotonina e de Noradrenalina (Antidepressivo de Ação Dupla).

Exodus ou Lexapro ou Reconter (Escitalopram) é um Antidepressivo Inibidor de Recaptação de Serotonina.

São dois grupos diferentes de Antidepressivos.

Os de ação dupla costumam ser mais potentes e mais ativadores.

Os de ação simples na serotonina costumam ser mais tranqüilizantes.

Não é comum o mesmo paciente tomar esses dois antidepressivos ao mesmo tempo.

 

Pergunta:

Meu nível de testosterona está baixo, estou efetuando reposição. Além disto tenho quadro diagnosticado de ansiedade elevada e estou tomando 1 comprimido de Bupropiona 150 mg e 1 comprimido de Pristiq 50 mg ao dia.

Gostaria de saber se esta associação pode ser efetuada e se não interfere negativamente com a libido.

Resposta:

Seu médico decide, mas essa associação não costuma trazer problemas não, com relação à libido, a Bupropiona costuma aumentá-la e o Pristiq não costuma prejudicar muito.

Nessa somatória de um aumentar e o outro talvez diminuir, mais reposição de testosterona, espero que você tenha aumento e não diminuição. É o mais provável.